Sunday, October 05, 2014

ModaLisboa | Sangue Novo: Catarina Oliveira

Na sua terceira participação na plataforma Sangue Novo, Catarina Oliveira apresenta agora "Search", uma colecção que resulta da busca do que torna cada indíviduo único e da relação de cada um com o mundo. 

Como tem sido a reacção às colecções que tens vindo a apresentar na ModaLisboa?
Tem sido muito positiva, nem que seja pelo facto de ser a terceira vez que sou seleccionada para apresentar na plataforma Sangue Novo. É um sinal de que o meu trabalho tem estado a evoluir e a corresponder às expectativas. Participar pela terceira vez significa que estou a conseguir desenvolver a marca e é isso é o mais importante para mim.

A tua última colecção foi seleccionada para participar no FASHIONCLASH, uma plataforma internacional dedicada a jovens designers. Como foi essa experiência de participar num evento de moda internacional tão importante?
Foi óptimo! Quando concorri, não tinha as expectativas muito altas e fiquei em êxtase quando recebi o email a dizer que tinha sido seleccionada! O ambiente do festival é óptimo e foi muito interessante poder ver o trabalho dos outros designers.

O que aprendeste com essa experiência?
Aprendi, acima de tudo, que não custa tentar. Se não tentarmos, nunca vamos saber se seríamos seleccionados ou não. Temos que sair da nossa área de conforto... É um investimento que fazemos, tanto a nível de tempo, como de dinheiro, mas vale a pena.

Esse caminho de apresentar colecções lá fora e de internacionalizar a marca é um objectivo?
Sim, é um objectivo. É nisso que estou a trabalhar agora, a começar a internacionalizar a marca e a tentar marcar presença noutros mercados, seja através de oportunidades como o FASHIONCLASH, seja através das vendas.

Dirias que as tuas colecções apelam mais ao público internacional do que ao público português?
Eu acho que sim, porque a mentalidade lá fora é mais aberta e as pessoas não têm medo de usar peças fora do comum. As pessoas conseguem sair da área de conforto e não se importam com o que as pessoas pensam, desde que se sintam bem.

Qual foi o ponto de partida para esta nova colecção?
A colecção começou com a busca daquilo que faz com que cada um de nós seja único, aquilo que nos distingue um dos outros. O objectivo era tentar trabalhar essa individualidade na relação com o mundo. Ao nível genético, aquilo que nos distingue, é o ADN e foi isso que explorei, daí que tenha criado prints de impressões digitais, da textura da pele e de cabelo. 

Tu estiveste presente em todas as edições do Sangue Novo. O objectivo é passar para a plataforma principal da ModaLisboa?
Sim, esse será o passo a seguir. O Sangue Novo é uma plataforma muito boa, mas o meu objectivo é lutar sempre por mais e continuar a crescer como designer e a desenvolver a marca. Passo a passo, num futuro próximo, esse é o objectivo.

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In her third presentation at the Sangue Novo platform, Catarina Oliveira will present "Search", a collection about the process of discovering what makes each individual unique and its relationship with the world.

What has been the reaction to the collections you have been presenting at ModaLisboa?
It’s been very positive, taking into account it is the third time I have been chosen to present at Sangue Novo. It shows that my work has been evolving and meeting the expectations. Being here for the third time means that the brand is also evolving and that’s the most important for me.

You have also presented your last collection at FASHIONCLASH, a platform for the new generation of designers. What was that experience like?
It was great! When I applied, I didn’t have a lot of expectations and was ecstatic when I read the email saying that I had been selected! The atmosphere was great and it was really interesting to see the other designers’ work.

What did you learn from that experience?
Most of all, I learned that we should try. If we don’t try, we’ll never know if we’ll be selected or not. We need to get out of our comfort zone! It takes time and money, but it’s totally worth it.

Internationalization is the way to go?
It is a goal. That’s what I am working on now. I want to internationalize the brand, present in other platforms and sell to an international audience.

Are your collections more appealing to an international audience than to the Portuguese market?
I think so. Elsewhere people aren’t afraid of wearing something uncommon, something different. People get out of their own comfort zone and don’t care about what people think, as long as they feel good about themselves.

What was the starting point of this new collection?
This collection started with the search of what makes each of us unique, that one thing that sets us apart. My goal was to explore individuality and its relationship with the outside world. Genetically, what makes us unique is DNA and that’s what I explored. That’s why I created various prints based on fingerprints, hair and skin.

You presented in all three Sangue Novo editions. Is it a goal to have your own runway show in the main platform?
Yes, that’s the next step. Sangue Novo is a great platform for young designers, but my goal is to keep evolving as a designer and as brand. Step by step, that is the goal.

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