Rúben
Damásio e Sara Seidi conheceram-se durante o curso de Design de Moda, em
Lisboa. Na plataforma Sangue Novo, apresentam-se como 2ID, uma dupla onde
existem "duas identidades diferentes".
Vocês conheceram-se durante o curso no
MODATEX. O que vos levou a entrar no concurso Sangue Novo em conjunto?
Sara Seidi
(SS): Quando apresentámos a colecção de final de curso, em 2013, percebemos que
havia algumas semelhanças e pensámos que seria um desafio para cada um de nós
fazer o projecto em conjunto. Foi mesmo com o objectivo de arriscar e ver qual
seria o resultado de juntarmos duas ideias que, embora diferentes, se encaixam.
Rúben
Damásio (RD): É precisamente por isso que chamámos à dupla 2ID, ou seja, duas
identidades, duas ideias... Embora tenhamos semelhanças, temos duas
personalidades diferentes, duas identidades diferentes.
E como é que funciona o trabalho em dupla?
Funciona bem?
SS:
Funciona, funciona. Acima de tudo, tem que haver respeito pelo outro porque nem
sempre os gostos são os mesmos. Quando há divergências, há que tentar chegar a
um consenso, a algo que nos agrade a ambos...
RD: A maior
dificuldade neste projecto foi mesmo trabalhar à distancia. Eu estou em estágio
fora de Lisboa e a Sara está cá. Se houve alguma complexidade foi causada por
essa distância... A comunicação é mais complicada e às vezes temos que confiar
no outro para tomar decisões.
SS: São
decisões imediatas que temos que tomar! E hoje em dia é muito mais fácil a
comunicação... Facebook, Skype, telemóveis... Tudo ajuda! Nós falamos todos os
dias!
Esta colecção tem uma grande inspiração sportswear...
SS: Sim,
sim! O sport chic é uma tendência
que se segue muito hoje em dia e foi uma grande influência a nível técnico e a
nível visual. Foi pegar em peças mais básicas e clássicas e tentar dar-lhes um
ar mais contemporâneo, actual e desportivo.
Houve algum conceito, algum referência para
esta colecção?
SS: Tivemos,
acima de tudo, uma inspiração muito conceptual e só depois é que partimos para
a parte visual da colecção. Deixa de haver tanto uma referência visual e é algo
mais íntimo. Eu sinto que está a surgir uma geração de designers que não tem tanto inspirações visuais e está a arriscar
mais na sua intimidade e na interpretação dessa intimidade para o exterior
através da moda.
RD: Foi
quase uma reflexão sobre o que se passa hoje em dia na sociedade, com a nossa
geração. O conceito desta colecção é “numb”, que reflecte um pouco o sentimento
de perda, não no mau sentido, mas como se as coisas não tivessem uma linha
definida...
O que é que esperam da participação na
ModaLisboa?
SS: A
ModaLisboa é importante para fazer contactos e conhecer pessoas dentro da área.
A própria experiência de um desfile, do backstage,
de organizar tudo...
RD: É um
pouco a expectativa de fazermos exactamente essa pergunta ao público, ou seja,
saber o que é que as pessoas pensam do nosso trabalho.
A dupla é para manter?
SS: Depende.
Depende do que vier a seguir. Isto não foi a criação de uma marca, foi um
parceria, uma colaboração.
RD: Foi uma
experiência... Nós estamos nesta fase de exploração e queremos ter feedback. Só depois é que poderemos
fazer uma análise consciente do que se passou...
SS: E do que
poderá vir a acontecer depois...
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Rúben Damásio and Sara Seidi met while attending MODATEX in Lisbon and
they both graduated in Fashion Design in 2013. A project with two identities, 2ID will be presenting "Numb" at Sangue Novo.
You met while studying at MODATEX. Why did you decide to get together
for this project?
Sara Seidi (SS): When we presented
our graduation collections, we realized that there were some similarities, so
we thought it would be a challenge for each of us to it together. We had in
mind the idea of taking a risk and find out what the final result of joining
two different ideas would be.
Rúben Damásio (RD): That’s exactly
we called ourselves 2ID – it’s two identities, two ideas… Although there are
some things in common, we still have two different personalities, two different
identities.
How is it to work together? Do you work well together?
SS: We do. Above all, we must
respect each other because our points of view are different. When we don’t
agree on something, we must try to reach a consensus, something that we both
like.
RD: The most difficult part in this
project was the distance. I am taking an internship that is not in Lisbon and
Sara is here and that’s maybe what caused some of the complexity. Communication
is more difficult and sometimes we must trust the other to make decisions…
SS: Some decisions must me made right
there! Right now communication is much easier. Facebook, Skype, mobile phones…
Everything helps! We talk to each other every single day!
This collection is very inspired in sportswear…
SS: Yes! Sport chic is a very
strong trend nowadays and was a huge influence both technically and visually.
We started off with more basic and classic pieces and tried to give them a more
contemporaneous, current and sportive look.
Was there any concept or reference for this collection?
SS: Above all, we had a very conceptual
inspiration and only then we started thinking about the visual part of the
collection. It’s not so much about a visual reference… it’s something more
intimate. I feel like there’s a new generation of designers that don’t look for
visual inspirations, they’d rather risk looking into their intimacy and
interpret it to the outside world through fashion.
RD: It’s almost a reflection on what
is happening in today’s society, on our generation. The concept of the
collection is “numb”, which translate somehow a feeling of loss, not in a
negative way… Rather as if things don’t have a defined line…
What do you expect from your participation on ModaLisboa?
SS: ModaLisboa is important because
it allows us to get in touch with people from this industry. And the experience
itself, the runway show, the backstage, organizing it all…
RD: For me it’s asking that question
to the audience and being able to know what people think of our work.
Will you be working together in the future?
SS: It depends. It depends on what comes
next. This wasn’t the beginning of a brand; it was more like a partnership, a
collaboration.
RD: It was an experiment… We are
exploring and looking for feedback. Only after the project can we analyze
properly how it went…
SS: And what will come next…
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