Nasceu no Liechtenstein, em 1988, e chegou
a Portugal com 12 anos. Depois de terminar o curso de Design de Moda no
MODATEX, Patrick de Pádua é um dos designers seleccionados pela ModaLisboa para
integrar a plataforma Sangue Novo.
Como começou a tua carreira na Moda?
Eu comecei
por estudar Hotelaria, quando tinha 16 anos... Estive lá dois anos. No início
pensei “vá, vou aguentar um ano”... Depois foi “mais um, pronto”... Mas não
consegui. Entretanto, fiz um curso de Verão no MODATEX, no Porto, e foi aí que
percebi que era isto que queria fazer.
A colecção B#88, que vais apresentar na
ModaLisboa, anda muito à volta dos bomber
jackets...
Anda toda à
volta do bomber!
Porquê?
A minha
colecção de final de curso foi focada no capote alentejano. Desta vez, decidi
focar-me no bomber. É a peça central
da colecção. O resto são peças mais básicas, que seguem uma linha sportswear/streetwear.
Esta colecção é exclusivamente para homem.
Gostavas de experimentar fazer roupa para mulher?
Neste momento,
quero focar-me na roupa para homem. Se um dia conseguir criar uma marca, gostava
de fazer colecções para senhora. Só que para isso é preciso uma equipa, uma
marca própria.
A parte mais
difícil de uma marca é o marketing, a
parte de promoção. Um designer pode
criar a coisa mais extraordinária... Se ninguém souber quem ele é, de que
serve?
Gostavas de ter uma marca própria no
futuro?
Eu estou a
fazer tudo por etapas. Acabei o curso, inscrevi-me no concurso Sangue Novo e fui
seleccionado. Até Março, é nisso que estou focado.
Mas é um objectivo?
Claro que um
designer gostava de ter uma marca própria... É mais fácil dizer “vou criar uma
marca” do que realmente fazê-lo. Há muitas despesas associadas a ter uma marca
própria e eu não queria abrir mais um atelier.
E sem ter muita experiência na indústria... onde é que um jovem designer vai mandar fazer as peças, se
não conhece as fábricas nem a forma como trabalham? Vai pesquisar no Google...?
Trabalhar na indústria é uma vantagem?
É mais fácil
trabalhar a marca própria depois de fazer um estágio, de trabalhar na
indústria, de conhecer as pessoas. Tudo isso ajuda! Estar em contacto com a
indústria facilita muito mais. Temos o contacto das pessoas, sabemos quem elas
são. Quando surge um problema com a colecção, pego no telemóvel e ligo. Ou até
vou à fábrica. Eu tenho a sorte de estar a desenvolver a minha colecção no
Porto. Se for preciso, vou directamente à fábrica procurar o tecido de que
preciso, por exemplo, o que torna tudo mais fácil.
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Born in Liechtenstein in 1988, Patrick de Pádua came to Portugal at the
age of 12. After just graduating from MODATEX, in Lisbon, he is one of the
young designers selected to present at Lisbon Fashion Week’s platform “SangueNovo”.
When did you realize you wanted to be a fashion designer?
I started studying Hospitality when
I was 16. Stayed there for two years... In the beginning I thought “OK, I’ll
stay here for one year”… Then I thought “Just one more year"… But I couldn’t do
it. After that I took a Summer Course at MODATEX and that’s when I realized fashion was what I wanted to do.
The collection you will present at Lisbon Fashion Week, B#88, is highly
focused on the bomber jacket...
It’s all about the bomber jacket!
Why is that?
My graduation collection was focused
on the capote alentejano [traditional
outerwear garment from Portuguese region Alentejo]. This time, I decided to
focus on the bomber jacket. It’s the central piece of the collection. The rest are
more basic sportswear/streetwear pieces.
For this collection you have only designed menswear. Would you like to
venture into womenswear?
Right now, I want to focus on
menswear. If someday I manage to have my own brand, I would like to try it. But
to do that, I would need a team, a brand.
The hardest part when creating a
brand is marketing and promotion. A designer can create the most amazing piece…
If no one knows who he is, what is it worth?
Would you like to have your own brand?
I like to do things step by step. I
just graduated and now I was selected to present at Lisbon Fashion Week. Until
March, that’s all I am thinking about.
But is it a goal?
Every designer would like to have
his own brand. But it’s easier said than done. You have many expenses when you
have your own brand and I didn’t want to open just another atelier. And without much experience in the industry… where is a
young designer going to produce the collection, if they don’t know the
factories or how they work? Are they going to Google it…?
Working in the industry is an advantage?
It’s easier to manage your own
brand after taking an internship or having a job in the industry, after meeting
people. It all helps! Being in touch with the industry helps a lot. We get to
know people, get acquainted. When something comes up, I just grab my cell phone
and call them. I may even go to the factory! I am really lucky that I am
creating my collection in Porto. If I need to, I just drive to the factory to find
the fabric I am looking for. It makes everything so much easier…
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