Wednesday, February 26, 2014

ModaLisboa | Sangue Novo: Patrick de Pádua



Nasceu no Liechtenstein, em 1988, e chegou a Portugal com 12 anos. Depois de terminar o curso de Design de Moda no MODATEX, Patrick de Pádua é um dos designers seleccionados pela ModaLisboa para integrar a plataforma Sangue Novo.

Como começou a tua carreira na Moda?
Eu comecei por estudar Hotelaria, quando tinha 16 anos... Estive lá dois anos. No início pensei “vá, vou aguentar um ano”... Depois foi “mais um, pronto”... Mas não consegui. Entretanto, fiz um curso de Verão no MODATEX, no Porto, e foi aí que percebi que era isto que queria fazer.

A colecção B#88, que vais apresentar na ModaLisboa, anda muito à volta dos bomber jackets...
Anda toda à volta do bomber!

Porquê?
A minha colecção de final de curso foi focada no capote alentejano. Desta vez, decidi focar-me no bomber. É a peça central da colecção. O resto são peças mais básicas, que seguem uma linha sportswear/streetwear.

Esta colecção é exclusivamente para homem. Gostavas de experimentar fazer roupa para mulher?
Neste momento, quero focar-me na roupa para homem. Se um dia conseguir criar uma marca, gostava de fazer colecções para senhora. Só que para isso é preciso uma equipa, uma marca própria.
A parte mais difícil de uma marca é o marketing, a parte de promoção. Um designer pode criar a coisa mais extraordinária... Se ninguém souber quem ele é, de que serve?

Gostavas de ter uma marca própria no futuro?
Eu estou a fazer tudo por etapas. Acabei o curso, inscrevi-me no concurso Sangue Novo e fui seleccionado. Até Março, é nisso que estou focado.

Mas é um objectivo?
Claro que um designer gostava de ter uma marca própria... É mais fácil dizer “vou criar uma marca” do que realmente fazê-lo. Há muitas despesas associadas a ter uma marca própria e eu não queria abrir mais um atelier. E sem ter muita experiência na indústria... onde é que um jovem designer vai mandar fazer as peças, se não conhece as fábricas nem a forma como trabalham? Vai pesquisar no Google...?

Trabalhar na indústria é uma vantagem?
É mais fácil trabalhar a marca própria depois de fazer um estágio, de trabalhar na indústria, de conhecer as pessoas. Tudo isso ajuda! Estar em contacto com a indústria facilita muito mais. Temos o contacto das pessoas, sabemos quem elas são. Quando surge um problema com a colecção, pego no telemóvel e ligo. Ou até vou à fábrica. Eu tenho a sorte de estar a desenvolver a minha colecção no Porto. Se for preciso, vou directamente à fábrica procurar o tecido de que preciso, por exemplo, o que torna tudo mais fácil.

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Born in Liechtenstein in 1988, Patrick de Pádua came to Portugal at the age of 12. After just graduating from MODATEX, in Lisbon, he is one of the young designers selected to present at Lisbon Fashion Week’s platform “SangueNovo”.

When did you realize you wanted to be a fashion designer?
I started studying Hospitality when I was 16. Stayed there for two years... In the beginning I thought “OK, I’ll stay here for one year”… Then I thought “Just one more year"… But I couldn’t do it. After that I took a Summer Course at MODATEX and that’s when I realized fashion was what I wanted to do.

The collection you will present at Lisbon Fashion Week, B#88, is highly focused on the bomber jacket...
It’s all about the bomber jacket!

Why is that?
My graduation collection was focused on the capote alentejano [traditional outerwear garment from Portuguese region Alentejo]. This time, I decided to focus on the bomber jacket. It’s the central piece of the collection. The rest are more basic sportswear/streetwear pieces.

For this collection you have only designed menswear. Would you like to venture into womenswear?
Right now, I want to focus on menswear. If someday I manage to have my own brand, I would like to try it. But to do that, I would need a team, a brand.
The hardest part when creating a brand is marketing and promotion. A designer can create the most amazing piece… If no one knows who he is, what is it worth?

Would you like to have your own brand?
I like to do things step by step. I just graduated and now I was selected to present at Lisbon Fashion Week. Until March, that’s all I am thinking about.

But is it a goal?
Every designer would like to have his own brand. But it’s easier said than done. You have many expenses when you have your own brand and I didn’t want to open just another atelier. And without much experience in the industry… where is a young designer going to produce the collection, if they don’t know the factories or how they work? Are they going to Google it…?

Working in the industry is an advantage?
It’s easier to manage your own brand after taking an internship or having a job in the industry, after meeting people. It all helps! Being in touch with the industry helps a lot. We get to know people, get acquainted. When something comes up, I just grab my cell phone and call them. I may even go to the factory! I am really lucky that I am creating my collection in Porto. If I need to, I just drive to the factory to find the fabric I am looking for. It makes everything so much easier…

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