Sunday, March 15, 2015

News | ModaLisboa: Patrick de Pádua wins Sangue Novo



Patrick de Pádua foi o designer escolhido nesta edição da plataforma Sangue Novo para participar no FASHIONCLASH Festival, que decorrerá em Maastricht (Holanda), entre 11 e 14 de Junho.

No âmbito da parceria estabelecida entre a ModaLisboa e o festival holandês, em cada edição da plataforma Sangue Novo, um jovem designer será escolhido para apresentar no FASHIONCLASH. Patrick de Pádua junta-se assim a Inês Duvale, que foi seleccionada em Outubro de 2014.

"Eu estava à procura de um designer cuja história fosse consistente ao longo da colecção e a do Patrick evidenciava uma certa paixão", refere Branko Popović, director-criativo do festival.

"Na minha mente estava também o facto de que o designer seleccionado ia preencher a última vaga do festival. Houve vários designers de que gostei muito, mas não é possível comparar, por isso foi uma questão de no momento sentir que a colecção do Patrick era a que eu deveria escolher para o FASHIONCLASH Festival. 

Nesta sua segunda participação na ModaLisboa, Patrick de Pádua apresentou "Promises", uma colecção cujo ponto de partida "foi o conceito de promessa e tudo o que ele engloba: no início, a sensação de segurança e depois, quando é quebrada, a ideia da frustração e do sufoco."

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Patrick de Pádua was selected among all the Sangue Novo designers to present at the FASHIONCLASH Festival, that will take place in Maastricht (The Netherlands), between June 11th-14th.

Thanks to a partnership between the two events, every season a finalist of the Sangue Novo platform will be invited to present at the Dutch festival. Patrick de Pádua will join Inês Duvale, who was selected in the last edition of ModaLisboa, in October 2014.

"What I was looking for was a designer with a story that was consistent throughout the collection and Patrick's had a certain passion behind it", states Branko Popović, Creative Director of the festival. 

"I was also having in mind that he was getting the final spot in our fashion show programme and therefore I thought that his collection was going to work well at our festival. There where several designers that I really liked but they are not comparable at all so it was a matter of moment that Patrick's collection felt like the one to choose for FASHIONCLASH Festival."

In his second participation at Sangue Novo, Patrick de Pádua presented "Promises", a collection whose starting point "was the concept of promise and everything it encompasses – in the beginning, the feeling of security and then, when the promise is broken, the idea of frustration and suffocation."

Wednesday, March 11, 2015

Preview | Sangue Novo: Patrick de Pádua AW15/16


Patrick de Pádua participa na plataforma Sangue Novo pela segunda vez, depois de se ter estreado em Março de 2014. Nesta edição da ModaLisboa, vai apresentar "Promises".

Qual foi o ponto de partida para esta colecção?
O ponto de partida desta colecção foi o conceito de promessa e tudo o que ele engloba: no início, a sensação de segurança e depois, quando é quebrada, a ideia da frustração e do sufoco.

Como é que esse conceito se revela na colecção?
Uma parte muito importante desta colecção é a sobreposição de peças. Cada coordenado tem várias camadas para passar a ideia do sufoco e para que se sinta o peso das peças no corpo. Além disso, há peças muito volumosas e a silhueta é oversized e isso acontece um pouco para jogar com a ideia de que as promessas, dependendo da altura, podem proteger ou sufocar.

Em que é que esta colecção reflecte a tua estética?
Em termos de peças, esta colecção continua a ter os casacos bomber, que é algo que eu gosto muito de trabalhar e que foi o tema principal da outra colecção que apresentei no Sangue Novo. Depois há outras peças que trabalhei também, como o trench coat, que até foi a peça que começou a colecção, ou o perfecto. Tanto o trench como o perfecto foram reinventados com uma abordagem mais militar.
Além disso, esta colecção é basicamente streetwear e a silhueta é oversized, que também é uma coisa que eu trabalho sempre.

O que é que destacarias nesta colecção?
Acho que o que se destaca mais nesta colecção é o cor-de-laranja. Não é berrante, mas é muito chamativo e contrasta com o resto das cores, que são o preto e o cinzento, basicamente.

Que expectativas tens para o desfile?
Eu quero que o desfile cause grande impacto e que ajude a dar um aspecto mais agressivo à colecção. Os manequins vão desfilar com a cara coberta para passar a ideia de frustração e de sufoco associado ao conceito inicial. Quero que o desfile marque mesmo e que tenha um ar muito urbano, cool e agressivo, por isso haverá mais uma ou duas surpresas.

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Patrick de Pádua will show his second collection at Sangue Novo, after his debut in March 2014. In this edition of ModaLisboa, he will present "Promises".

What was the starting point of this collection?
The starting point of this collection was the concept of “promise” and everything it encompasses – in the beginning, the feeling of security and then, when the promise is broken, the idea of frustration and suffocation.

How did you translate that into the collection? 
A very important part of this collection is the layering. Each outfit has multiple layers to translate the idea of suffocation and the weight of the garments on the body. Besides, there are very voluminous garments and the silhouette is oversized. This happens in order to play with the idea that promises can either protect or suffocate.

How does this collection reflect your aesthetics? 
In this collection I have designed some bomber jackets again. It’s a garment I really like and it was the concept of the previous collection I presented at Sangue Novo. Then, I also have designed other garments such as the perfecto or the trench coat, which was actually the item that started the entire collection. Both the trench and the perfecto were reinvented in a military way. Moreover, this is a streetwear collection and the silhouette is oversized, two things that are always present in my work. 

Is there anything in this collection that stands out? 
I think that the orange is what stands out the most. It is not too loud, but it catches your attention and stands out from the other colors in the collection – the black and the grey, basically. 

How do you feel about the show? 
I want the show to really make an impact on the audience and to highlight the aggressive side of the collection. Models will walk with their faces covered in order to translate the idea of frustration and suffocation. I want the runway show to really make an impact and to have an urban, cool and aggressive vibe, so there will be one or two more surprises.

Tuesday, March 10, 2015

Preview | Sangue Novo: M HKA AW15/16



Conheceram-se na ESART, em Castelo Branco, mas foi na Bélgica que Alexandre Pereira e Felícia Macedo criaram o projecto M HKA. Lê-se MUHKA e deve o nome a um museu em Antuérpia. Estreiam-se na ModaLisboa com "Lemonade".

Qual foi o ponto de partida para esta colecção?
FM: Basicamente, a nossa ideia era mesmo participar no Sangue Novo. Foi isso que nos fez desenvolver esta colecção. O ponto de partida foi voltar aos anos 90, em que nós nascemos, voltar ao nosso lado mais infantil. Na altura em que começámos a desenvolver a colecção estávamos ambos na Bélgica e isso acabou por trazer muitas influências novas.

Como é que esse conceito se revela na colecção?
AP: Quando somos mais pequenos, tudo parece maior, então jogámos com as proporções das peças – juntar uma t-shirt pequena com uns calções bastante grandes, por exemplo. Foi muito esta ideia da percepção que temos de tudo quando éramos mais pequenos. Depois foi também incluir os desenhos animados que víamos e conjugar com as cores primárias.
FM: Mesmo os tecidos e os estampados remetem para este lado infantil e para os desenhos animados.

De que forma é que esta colecção reflecte a estética da marca?
AP: A colecção é mesmo o resultado do nosso trabalho em conjunto porque se formos ver colecções de cada um de nós a estética é muito diferente. É uma estética que nós estamos ainda a trabalhar.
FM: É engraçado porque quem conhece o nosso trabalho individual não diria que aquilo é nosso. Na altura, como não sabíamos se íamos ser seleccionados ou não, não estivemos preocupados com a execução das peças. Houve mesmo um libertar de ideias e é por isso que a nossa colecção é tão diferente.

O que é que destacarias nesta colecção?
FM: A nossa colecção tem tanta coisa que destacar algo é difícil. Ela funciona precisamente graças à junção de tudo o que temos. Tivemos muita preocupação com os materiais e com as texturas que usámos. A própria conjugação das cores não é tão instantânea porque conjugar as três cores primárias não é assim tão fácil, ainda por cima quando nós não trabalhamos muito com cores.
AP: Acho que o que nos diferencia dos outros participantes é que a nossa colecção realmente tem muita, muita cor e o facto de ser a mais infantil.

Que expectativas tens para o desfile?
FM: Acho que para já não temos expectativas. A colecção, na nossa opinião, é tão diferente que tanto pode correr muito bem como pode correr muito mal. Nós gostávamos de fazer disto uma marca, mas estamos dependentes da aceitação das pessoas.
AP: E também a nível financeiro... É ver se é possível.
FM: Nós achamos que ter outras pessoas a colaborar connosco enriquece o nosso trabalho. É tão difícil entrar no mercado... Se pudermos dar a oportunidade a outras pessoas de se juntarem e tornarem o projecto mais interessante, toda a gente beneficiaria.

E porquê o nome M HKA?
AP: M HKA não tem nenhum significado. Basicamente, nós estávamos na Antuérpia e havia um museu que se chamava M HKA. Nós gostamos muito do nome e era um museu a que íamos de vez em quando. Como não sabíamos que nome dar à marca e a sonoridade era fixe, ficou. A nós, agora, se nos disserem M HKA, faz-nos lembrar o tempo que estivemos na Antuérpia, onde criámos a colecção...
FM: É uma parte de nós, uma referência, que quisemos trazer para o que estamos a fazer agora.

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They first met in Castelo Branco, at ESART, but it was in Belgium that Alexandre Pereira and Felícia Macedo created M HKA. It's read MUHKA and the project was named after a museum in Antwerp. In their Sangue Novo debut, they will present "Lemonade". 

What was the starting point of this collection? 
FM: Basically, it all started because we wanted to participate at Sangue Novo. That’s what made us design this collection. The starting point was the idea of going back to the 90s, to when we were kids and childlike. We started creating this collection in Belgium, and that brought a lot of new influences. 

How did you translate that concept into the collection? 
AP: When we are kids, everything looks bigger, so we played with proportions. We put together a small t-shirt with a larger pair of shorts, for example. The collection is about the perception we have when we were kids. Then, we also included some cartoons we used to watch and the primary colors.
FM: Even the fabrics and the prints we used are related to that childlike aspect. 

How does this collection reflect your aesthetics? 
AP: The collection is really the result of our work together. If we look at our previous works, it is very different from what each one of us would do. Our aesthetics is something we are still working on.
FM: It’s funny because those who know our work wouldn’t say this collection is ours. We did not know if we would be selected, so we didn’t really worry about how we would execute the clothes. Ideas just floated freely and that’s why our collection is so different. 

Is there anything in this collection that stands out? 
FM: Our collection has so many things that it is difficult to single one out. It works precisely because of all the elements combined. We paid a lot of attention to the materials and the textures we used. Even the way we put colors together… it isn’t that easy to use the primary colors together, especially because neither of us works with a lot of color.
AP: I think that what makes us different is the fact that our collection is so colorful and is so childlike. 

How do you feel about the show? 
FM: I think we don’t really have expectations right now. In our opinion, our collection is so different that things can either go terribly right or terribly wrong. We would like to turn this project into a brand, but it depends on the feedback we get from people.
AP:  And also financially… we need to see if it’s viable.
FM: We think that having more people working with us improves the quality of the project. It is so difficult to make it in this industry… If we can give someone else the opportunity to join us and make the project even more interesting, it would be a win-win situation. 

Why M HKA? 
AP: M HKA doesn’t mean anything. Basically, we were living in Antwerp and there was a museum called M HKA. We liked the name and used to go to the museum every now and then. We didn’t know what name to give to the brand and the sound of M HKA was interesting. If someone mentions M HKA now, it will bring back the time we spent in Antwerp, where we designed this collection.

FM: It’s a part of us, a reference that we decided to bring with us and to include in what we are doing now.